Regras do Rodeio

Veja as regras das modalidades de Rodeio

Bareback
 
Montaria em pelo, em cavalo, originária dos Estados Unidos.
Nela o competidor, na saída do brete, posiciona as esporas no pescoço do animal. Em movimento sincronizado, o competidor puxa as esporas, fazendo com que as pernas alcancem a alça do bareback, uma espécie de alça de couro posicionada na cernelha do animal. Esta alça é segurada com uma das mãos como ponto de apoio.
A prova é de 8 segundos e neste tempo o competidor tem que ficar sobre o animal, esporeando-o, de maneira que elas corram livremente pelo pescoço do cavalo. A posição do competidor durante a montaria é quase horizontal. 
   
Bulldog
 
Bulldog tem como objetivo virar e derrubar ao chão um garrote, no menor espaço de tempo. Com auxílio de um cavaleiro ao seu lado direito, fazendo o papel de esteira para não deixar o garrote distanciar. O competidor tem a função de saltar do cavalo em movimento sobre o garrote, usando as mãos para agarrar os chifres do animal e derrubá-lo ao chão. Quem fizer a prova em menor tempo é o vencedor. 
  
Cutiano
 
Montaria em cavalo, estilo cutiano é uma prova tipicamente brasileira que dura 8 segundos.
Usando um arreio, o competidor segura através de uma corda amarrada na peiteira do animal, enquanto a outra mão permanece livre não podendo tocar no animal.
No primeiro pulo o competidor posiciona as esporas sem pontas no pescoço, acima da paleta do cavalo. A partir do segundo pulo, as esporas devem ser puxadas para trás. 
 
Sela Americana
 
É o estilo de montaria, em cavalos, mais antigo do rodeio americano. É considerado a modalidade mais técnica, que envolve muita habilidade pelo seu praticante.
Numa sela sem pito, o competidor mantém-se num ponto de equilíbrio, segurando com uma mão, através de uma corda de aproximadamente 1,20 m.
A outra mão não pode tocar em nenhuma parte do animal. No primeiro pulo, o competidor posiciona as esporas na parte dianteira do animal e no segundo pulo ele puxa as esporas, passa pela barriga e chega até o final da sela, na traseira do cavalo.
A prova dura 8 segundos. 
 
Touro
 
Na montaria em touros é usada a chamada corda americana.
O atleta tem que obrigatoriamente, usar luva de couro na mão que segura a corda, e coletes de segurança.
O tempo de permanência em cima do animal é de 8 segundos, e o competidor mantém-se equilibrado com uma mão amarrada à corda e a outra livre para o alto, não podendo tocar no touro. É a prova que mais exige coragem, equilíbrio, flexibilidade, coordenação e reflexo. 
  
Três Tambores 
 
A Prova é praticada exclusivamente pelas mulheres que une habilidade e velocidade.
As competidoras tem a tarefa de realizar o percurso contornando três tambores com precisão, numa seqüência estabelecida, e volta em disparada para o local de onde saiu, brigando contra o cronômetro.
Derrubar o tambor implica em penalização de cinco segundos acrescidos ao tempo final.

63 Comentários to “Regras do Rodeio”

  1. junior campos disse:

    como faz para se escrever quantos anos tem que ter para montar nesse rodeio por favor quero a resposta muito obrigado

  2. ketlyn disse:

    como faço para ser uam montadora de rodeio me responda quero resposta queria muito saber ..

  3. Tem muita gente que calça uma bota veste um chapeu e acha que os Cowboys,e que são ate melhores que agente , mais no fim nem arriar cavalo eles sabem e nem sabe o que é o “Rodeio” :D
    Sou Narradora Mirim de Rodeios ,filha Do Botinha Grande Competidor na modalidade Cutiano… Nasci no Rodeio , e foi nele que me Criei , moço pra Ganhar meu Coração tem que ser Bom e Para nos 8 Segundos Ihááaaaaaa Segura Peão !!!!

  4. JESSICA ALANA disse:

    tenho 17 anos des de sedo sempre gostei de cavalos bois ,meu pai nao gosta vou em todas as cavalgDAS da regiao so que meu grande desejo e muntar em boi,começei a um tempo atras a montar em boi,la no sitio perto de orizona montei la durante uns 6 a 8 meses ia la escondida.dos meus pais .mas quem gosta sabe o que e paixao,so que como sou de menor respeitei a vontade da minha mae,* ela me proibio * de continuar montando.e ate que eu montava muito bem …….gostaria de saber se em algum lugar em maringa treinam para montar???
    Que daqui tres meses sou de menor!!! hehehehehehe
    agradeço desde já.gente; grande beijos

  5. Sou narrador, gostei deste site um forte abraço aos amantes do rodeio

  6. Rodeio, paixão de muitos e esporte de poucos … Montar em touros e uma pressão do começo ao fim, se vc gosta de pressão e adrenalina e só entrar nesse nosso mundo que se chama RODEIO …
    NOME : william

    minha vida meu trabalho meu trabalho MONTAR EM TOUROS …

  7. Marco Carvalho disse:

    Ue gostaria de saber com mais detalhes as regras do Bulldog. Obrigado.

  8. everton disse:

    sou campeao dos campeaos

  9. everton disse:

    a vida cheos de misterio eu levo rodeio rodeio me leva a todos peoes um forte ablaçooo

  10. Sou Juiz de rodeio profissional em meu Estado,que é Rondonia
    e tambem sou proprietario de touros de rodeio em minha cidade
    Cacoal, sou promoter de eventos e promovo em minha Chacara no mês de Março uma “corrida de fuscacross”, a abertura do campeonato Estadual de fusca cross é na chácara, mais o que virou tradição mesmo, foi a festa de rodeio profissional que denomino como:
    Exporio (Exposição Agropecuária do Riozinho), que é o distrito que fica a 10km da minha cidade Cacoal, e que na primeira Exporio consegui trazer a eterna rainha do Rodeio:”NALVA AGUIAR A ETERNA RAINHA DO RODEIO BRASILEIRO”. Espero dar continuação nos meus trabalhos, e o rodeio.net irá me ajudar por ser um ótimo site de rodeio super visitato e sempre atualizado. Desde já agradeço á vcs, um grande abraço aos country do Brasil.
    CLEITON BARBOSA (JUÍZ DE RODEIO)

  11. natalia disse:

    eu gostaria de saber como faço para ser montador de rodeios, se preciso fazer alguma preparação?

  12. pablo souza disse:

    quantos anos pode montar em rodeio

  13. Caio Boiadeiro disse:

    ola sou o Caio Boiadeiro natural de Muzambinho-MG
    hoje eu moro em Rondônia, sou amande de rodeio, sei todas as regras em touros, sou afilhado de Locutor de Rodeio, nasci em rodeio… ja treinei mudaria em touro, hoje eu to morando em Porto Velho-RO, hoje a minha área e comentar mudarias em touros, para os amigos que nao conhece o mundo do rodeio, sou da Comitiva Se Intrometeu da cidade de Porto Velho-RO.

Comente